Se eu vos disser quantas vezes já pensei em remodelar o meu quarto… Mas nem sempre o orçamento chega para grandes voos, apesar de já ter encontrado empresas de remodelações em Lisboa com preços bastante simpáticos. De qualquer forma, para quem não quer gastar muito dinheiro, é possível dar uma lufada de ar fresco ao ambiente apenas com algumas mudanças simples e muita criatividade. Ora vejam:
1. Iluminação. Colocar um candeeiro suspenso ou trocar o abajur do candeeiro de pé são soluções baratas e que, normalmente, dão um impacto imediato na mudança. Podem também apostar nas lâmpadas “pisca-pisca” (como as de árvore de Natal) ou as luzes LED.
2. Paredes. Proporcionar às velhas paredes uma nova camada de tinta tem um custo relativamente baixo e vai mudar completamente o ambiente. Pesquisem paletes de cores que combinem com o edredom/colcha, almofadas e cortinas, etc. (aproveitem para mudar a roupa de cama também!) Podem fazer pinturas diferentes: às riscas, aos ziguezagues, apenas uma das paredes com uma cor forte, etc. Em vez de pintarem, podem também optar por papel de parede ou colar tecido (que fica mais barato). Há imensos padrões e cores, só é preciso ter atenção à dimensão do quarto ou o efeito que querem dar. Por exemplo, as estampagens mais pequenas e as cores claras ajudam a dar uma maior amplitude, enquanto as listas dão a sensação de maior altitude e as cores escuras e estampas fortes adaptam-se melhor a divisões maiores.
3. Apostem em quadros e molduras. Podem optar por apenas um grande quadro ou vários. O normal é pendurá-los, mas podem também dispô-los sobre os móveis ou em nichos da própria parede, prateleiras rasas, sem precisarem de furar paredes. E as molduras… até podem ser vazias sobre o papel de parede!
4. Trocar a roupa da cama. Nada mais simples, mas extramente eficaz. A cama é o principal móvel do quarto. Mudem as capas do édredon ou a colcha, coloquem almofadas e não tenham medo das estampas e das cores.
Fotos Pesquisa Google
5. Prateleiras. As prateleiras são móveis baratos, versáteis e facilmente adaptáveis, pelo que são muito utilizadas para redecorar os quartos. Para além de serem extremamente úteis não só para expor objetos de decoração como também organizar objetos pessoais, como livros e revistas.
6. Decorem com objetos afetivos. Podem fazer um mural ou um “estendal” de fotos, por exemplo. E não são apenas fotos em pose, mas que tenham realmente significado nas vossas vidas. Para além de ficarem giríssimos dão mais identidade ao ambiente. Podem ainda expor lembranças de viagens, fotos de paisagens ampliadas, etc.