quarta-feira, 12 de março de 2014

Diane 35

Olá meninas,


Hoje trago-vos informação sobre a temível pílula Diane 35.


      

Quando comecei a tomar esta pílula, fui á internet saber informações e confesso que fiquei um pouco apreensiva por causa de todas aquelas mortes, no entanto, depois de uma melhor recolha de informações percebi que essas mortes tinham ocorrido num período de cerca de 20 anos, ou seja, a probabilidade de ocorrerem problemas é bastante reduzida, e é mais comum acontecerem em casos específicos, isto é, se tiverem alguma doença,  portanto, antes de começarem a tomar esta pílula é sempre bom consultarem o vosso médico.

 Segundo a EMA (Agência Europeia do Medicamento), o risco de tromboembolismo venoso associado a este medicamento é idêntico ao dos contracetivos contendo gestodeno, desogestrel ou drospirenona (o que engloba a maioria das pílulas contracetivas utilizadas em Portugal) e 1,5 a 2 vezes superior ao dos contracetivos contendo levonorgestrel (Miranova®, Microginon®, Trinordiol®). 

 Eu pedi informações á minha médica de família sobre a Diane 35 e ela disse que esta pílula tinha muitas vantagens: melhora significativamente o acne, diminui a pelosidade excessiva (hirsutismo), reduz o fluxo menstrual, diminui as dores menstruais, diminui a duração das mestruações, serve também como método contraceptivo, combate a seborreia (caspa, coceira, e a oleosidade no couro cabeludo), combate a alopecia (queda de cabelo), e o risco de anemia pode ser menor ... (É tentadora, confesso) e além disso, disse também a relação benefício/risco do Diane 35 e dos seus genéricos é positiva. 
 E a Agência Europeia do Medicamento também conclui que os beneficios superam os riscos. 

Falei com uma amiga que anda a tomar um genérico e ela no primeiro mês sentiu-se um pouco enjoada, algumas dores de cabeça, curiosamente sentiu dores nas pernas, tudo derivado à pílula, a partir do segundo mês não teve qualquer efeito secundário. Enquanto que no meu caso não senti qualquer dor. Estes efeitos secundários são normais e podem ocorrer nos primeiros meses, geralmente diminui com o tempo. São vários os efeitos e podem ser causados por qualquer pílula, não propriamente da Diane 35. Pode sentir: náuseas, dor abdominal, tensão mamaria, dores de cabeça, alteração de humor (estes são os mais frequentes).

Existem muitas pessoas que já tomam este medicamento á muitos anos e não tem qualquer razão de queixa, eu já tomo á proximadamente à 4anos e nunca senti nada de negativo.
Quanto ao tempo que pode demorar até verificar melhorias, nomeadamente no acne, isso depende de pessoa para pessoa, a minha médica disse-me que começaria a ver resultados em 6meses a 1ano, no entanto á casos que verificam melhorias no terceiro/quarto mês.

Outra questão pertinente é que o genérico (ciproterona + etinilestradiol generis) é exatamente igual à marca original só tem a diferença de preços.

Genérico custa 5,99€ 

A original é um pouco mais cara, não sei bem corretamente o preço, mas sei que custa 11€ e qualquer coisa. :)

                     
                     

Desculpem o testamento, mas foi a única maneira de vos explicar, qualquer dúvida disponham ou então perguntei ao vosso médico pela opinião dele/a.

Espero que tenham gostado.

Bjs e até o próximo post ;)





1 comentário: